ELEVADOR DA SANTA JUSTA

Cidade: Lisboa/PT | Categoria: Passeios
Postado em: 12/9/2014
Diário de Motocicleta

Muitos dizem que este elevador foi projetado por Eiffel, o arquiteto da Torre Eiffel em Paris, no entanto, a verdade é que foi Raoul Mesnier, seu aluno português que o projetou em uma época em que era complicado subir e descer as encostas da cidade.

Hoje em dia é apenas usado pelos turistas que desejam subir ao Convento do Carmo ou mesmo só para tirar panorâmicas da cidade.
Com altura aproximadamente de 5 andares, os ingressos custam 5 Euros (US$7,15) e permite até duas viagens. Compra-se na hora do embarque mesmo.

Vale a pena principalmente se o dia estiver claro, com céu azul. É ótimo para localizar outros pontos turísticos em Lisboa.

O Elevador da Santa Justa dá acesso ao Convento do Carmo, construído por D. Nuno Álvares Pereira em 1389.

A igreja do convento já foi o principal templo gótico de Lisboa, mas com o terremoto de 1755, pouco restou da construção.

O convento, anos mais tarde, transformou-se numa dependência militar e foi lá que se escondeu Marcelo Caetano (Presidente do Regime do Estado Novo) durante a Revolução dos Cravos, em 25 de Abril.

Hoje em dia, as ruínas do Convento do Carmo - uma das poucas marcas ainda visíveis do grande terremoto é a nave semidestruída - são a sede do núcleo arqueológico do Carmo e passa por extenso trabalho de restauro exibindo uma magnífica exposição das marcas da ocupação humana em Portugal, incluindo artefatos do Paleolítico, da era romana e do período mouro. Infelizmente deixei de visitar por conta do meu voo para o Brasil neste dia.

O Elevador fica na Rua Santa Justa com a Rua Áurea, Lisboa.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto