FORTALEZA DE SÃO JOSÉ

Cidade: Florianópolis/SC | Categoria: Passeios
Postado em: 4/12/2012
Diário de Motocicleta

Hoje o dia amanheceu azul sem nenhum sinal das nuvens pesadas do dia anterior. Isso foi bom porque nos hospedamos na Praia de Canasvieiras que fica cerca de 30 km do centro, onde está a maioria dos pontos turísticos.
Mas, antes de partirmos para o Centro fomos conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa que fica a uns 10 km do nosso hotel.

Construídos pelos portugueses quando o Sul do Brasil era disputado por Portugal e Espanha, os fortes da Ilha de Santa Catarina compuseram um sistema defensivo para impedir a invasão espanhola nas então desconhecidas terras do Sul.

As fortalezas são o legado desta época fascinante e turbulenta em que Silva Paes, engenheiro militar e primeiro governador da Capitania de Santa Catarina, toma posse (1739) e , cumprindo uma decisão real, inicia a construção da Fortaleza de Santa Cruz, em uma pequena ilha na entrada da baía norte, chamada Anhatomirim.

Após um ano, devido ao extraordinário valor estratégico que portugueses e espanhóis davam à Ilha de Santa Catarina, tem início a construção de mais duas fortificações, a Fortaleza de Santo Antônio, e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, entre as praias da Daniela e Jurerê, na própria Ilha.

Deste modo, constituiu-se um triângulo fortificado na barra norte da Ilha de Santa Catarina e dentre estes fomos conferir de perto o Forte de São José.
A edificação impressiona pela quantidade de pedras usadas na construção que teve início em 1740, e levou apenas quatro anos para ser concluída no alto do Morro da Ponta Grossa.

Esta instalação era considerada a mais eficaz, haja vista a altura do forte em relação ao mar, bem como o tamanho dos seus canhões, de vários tipos de calibres e fabricados em ferro e bronze. O poderio de fogo cruzado com os outros dois fortes davam total soberania aos portugueses desta região.

Quem visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa ainda encontrará edificações como a Capela, de arquitetura austera e sem torre de sineira, característica de projetos feitos por militares e que espelham bem a importância e inter-relação dos poderes do Estado e da Igreja no século XVIII.

Outro prédio que chama bastante a atenção é a Casa do Comandante, construção curiosamente geminada com o Paiol da Pólvora, formando um único conjunto com dois pavimentos na Fortaleza, além do Calabouço, Guaritas de Vigilância, Quartel da Tropa e Cozinha.

A vista é um espetáculo à parte e o passeio é mais que recomendado.

O horário de visitação é das 8h ao meio dia e das 13h às 17h – a entrada custa R$ 8,00 e estudantes e crianças até cinco anos pagam meia.
Para chegar ao Forte de São José basta seguir a SC-401 rumo a Canasvieiras e sair na altura da Praia da Daniela ou de Jurerê Inernacional.

Depois seguimos para o Centro e visitamos a Catedral, o Palácio Rosado e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, mas falamos destes pontos quando voltarmos para casa.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto