DE CHILECITO/AR ATÉ CHARATA/AR

Cidade: Charata/AR | Categoria: Como Chegar
Postado em: 3/1/2014

Exibir mapa ampliado

Os 900 km que separam Chilecito e Charata é um emaranhado de estradas e agradáveis surpresas, por isso que rodei 100 km a mais, ora perdido, ora voltando para fotos e filmagens.

O início da viagem tem a Cordilheira dos Andes a sua esquerda e lhe faz companhia por cerca de 70 km até que a Ruta 40 vira para direita e somente no retrovisor é possível avistar as altas montanhas. Esse momento dá uma dor no coração, mas é preciso seguir em frente.

Após San Blas de los Sauces a Ruta 40 é cortada pela Ruta 60 e virando a direita o próximo destino é Aimogasta que reserva antes uma serra de pouco mais de 10 km incrível no meio de rochas vermelhas.
Passando essa cidade surge outra serra completamente diferente, repleto de verde e que desemboca na Ruta 38 até Catamarca (pegando a sua esquerda).

Depois de Catamarca, a Ruta 38 segue até a Ruta 64 (saída a sua direita) e a partir daí começa um retão sem fim até Santiago del Esteio.

O centro da cidade é bagunçado e com poucas placas, então se você não tiver um GPS (como eu) peça informações sobre a Ruta 89, mas não se assuste quando chegar nela e dar de cara com uma única faixa de concreto onde só cabe um veículo. Tome muito cuidado, pois essa faixa de 2,50m é mão dupla e são poucos os carros que dão passagem. Fora desta faixa a pista é de argila e todo cuidado é pouco.

Esse inferno dura apenas uns 20 km e o asfalto volta em forma de vicinal até Charata, aonde a Ruta 94 será acessada.

Ao longo da viagem, principalmente após Catamarca a oferta de postos de combustível é satisfatória, mas como estamos no Chaco Argentino, habitue-se a abastecer a cada posto.

Parceiros neste projeto