18º DIA - PASSEIOS POR POTOSI

18º dia de viagem
Cidade: Potosí/BO | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 17/8/2011
Diário de Motocicleta

Acordamos com vários lugares para visitar. Só na rua do nosso hotel ficam mais de 6 atrações turísticas entre monumentos, igrejas e museus, mas descobriríamos que nem todos são abertos ou abrem quando deveriam abrir.

Prova disso foi o Museu de Santa Teresa que nas 4 tentativas de visitá-lo encontramos fechado embora a placa informasse o horário de abertura no momento em que lá estávamos.

Seguimos para Casa da Moeda que vale muito a pena visitar. Para estrangeiro o ticket sai por 40 Bolivianos e se quiser fotografar são mais 20 – no total foram 100 Bolivianos (R$68,00) para uma vista com guia cerca de 2h por 5 galerias de arte, uma sala das moedas onde estão expostas as moedas cunhadas na época (desde o século 16), o maquinário de madeira puxado por burros e cavalos para aplainar os lingotes de prata até as cunhas das moedas que chegavam às 6 mil moedas/dia.
No finzinho se vê a evolução da Revolução Industrial com máquinas à vapor para cunhar as moedas sem contar um museu de minérios encontrados na Bolívia (mais de 300), as salas de Antropologia com esqueletos e artefatos pré-colombianos e a sala de prata com peças incríveis.

De lá fomos até o mirante da igreja La Merced que possui um Mirador.

Os Miradores são passarelas nos telhados das igrejas (comum na Bolívia) de onde se pode ver a cidade toda. São apenas 5 bolivianos por pessoa.

Na sequência fomos até a Igreja de San Francisco que além de um Mirante fantástico, possui catacumbas e um convento agregado.
A igreja é impressionante, toda construída em pedra com um pé direito de até 25 metros de altura. Impressionante.
A entrada custa 15 Bolivianos por pessoa e pode-se fotografar e filmar.
Fomos ainda ao Mercado Municipal mas estava fechado para o almoço, aliás, quando vier até Potosi, cuidado, muitos estabelecimentos fecham depois do almoço e abrem depois das 14h e até mesmo às 15h.

Como disse antes, o Museu Santa Teresa não abriu, tampouco a Basílica e o Teatro.

Quem vier com mais tempo pode visitar as Minas de Cerro Rico, abaixo da montanha que faz fundo à Potosi. As agências de apoio ao turista oferecem passeios de 3 a 4 horas por 80 Bolivianos por pessoa e você terá a oportunidade de descer numa mina em atividade e ver de perto a dura realidade dos mineiros.
É hábito levar presentes como mantimentos, folhas de coca, cogarros, refrigerantes etc... o pessoal da Agência te orientará.

fotos relacionadas
vídeos do roteiro