Entenda o Proj. Rodando as Cidades da Copa



Diário de Motocicleta

Quem me conhece sabe que eu não sei quantos caras jogam no gol... só para ter uma ideia do grau de importância que o tema futebol tem na minha vida, mas ai você deve estar se perguntando, que raios de projeto é este então?

Bom, há tempos nós sonhávamos em viajar pelo Brasil, na verdade, o plano sempre foi conhecer primeiro o nosso país, para só então sair em viagem pelo mundo.

Quebrar a cabeça montando um roteiro que cruzasse as cinco regiões foi um desafio superado, quando anunciaram a Copa do Mundo no Brasil.
O evento caiu como uma luva, já que distribuiram os jogos pelos quatro cantos do país.

Agora eu tinha um roteiro, e bastou um pouco de logística para traçar os mapas de uma volta completa, em sentido anti horário, saindo de São Paulo, subindo para Brasília, depois Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus (seis dias navegando o Rio Amazonas e depois descendo a BR-319), Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba.

Vimos muitas Arenas ainda em construção, muita obra que até hoje não foi entregue, e nos tornamos os únicos turistas a visitar os 12 Elefantes Brancos erguidos/reformados para a Copa do Mundo.
Política a parte, focamos no turismo que estas 12 cidades "sede da copa" oferecem aos turistas, com ou sem um evento deste porte.

Em parceria pela 2ª vez consecutiva com o Salão Duas Rodas, nossa trip pelo Brasil terminou com a nossa moto mais suja do que nunca, em exposição no Anhembi, onde mais uma vez tivemos o prazer de receber o abraço dos amigos e escutar incríveis relatos de viajantes de moto.

ARENA CASTELÃO

23º dia de viagem
Cidade: Fortaleza/CE | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 29/8/2013
Diário de Motocicleta

Hoje foi dia de visitar a Arena Castelão, apesar do caos que se instalou em Fortaleza por conta de um apagão no Nordeste. Centenas de semáforos apagados e poucos deles com agentes de trânsito tentando arrumar as coisas... então, já dá pra imaginar a bagunça e o stress.

Seguimos da Praia de Iracema onde estamos hospedados, as placas que sinalizavam com perfeição o caminho até a Arena, aliás, por vias perfeitas, tanto em relação ao asfalto, quanto largura das pistas.

O Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Castelão, foi inaugurado em 1973, reformado em 2002, e totalmente reformulado e entregue em 2012 para a Copa de 2014.

É o maior e mais moderno estádio da Região Nordeste do Brasil, sendo o 4º maior do país com capacidade de 67 mil torcedores, superado apenas pelo Maracanã, Mineirão e Morumbi.

A Arena Castelão ganhou um estacionamento coberto com 1.900 vagas e conta com estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários totalmente renovados. Todos os assentos são protegidos por uma cobertura, mesmo aqueles situados no anel inferior, mais próximo ao gramado.

O que também muda no Castelão é o acesso. Com a construção de quatro corredores exclusivos de ônibus, uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e duas estações de metrô, o torcedor tem muito mais facilidade de locomoção, tanto para os jogos como para os restaurantes, cinemas, hotel e o centro olímpico que devem fazer parte do complexo.

Para a Copa o Castelão receberá seis jogos, dentre eles um jogo da Seleção Brasileira na primeira fase. Quem sabe o campo abençoado pelo Papa João Paulo II, em 1980, não dê uma força para a Seleção Canarinho.

De toda forma, milagres já aconteceram nesta Arena, e foi justamente com o dinheiro público, já que a obra orçada em R$ 518 milhões não estourou o orçamento e foi entregue dentro do prazo.

Diferentemente de um Elefante Branco, o Castelão está predestinado a se transformar em um dos grandes Centros Olímpicos do país, já de olho nas Olimpíadas em 2016, e também em um enorme complexo turístico com cinemas e restaurantes.

Falando em restaurante, aproveitamos a visita e almoçamos por lá, e não gostamos. No self-service, escolhemos um Filé ao Molho Madeira, mergulhado no molho quente por tanto tempo, ficou ressecado e duro... o Filé de Peixe a Milanesa era puro óleo... então, se estiver por lá, opte por pratos executivos, ao menos devem ser feitos na hora!

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto