20º DIA - MOTOCANDO PELO LAGO TITICACA

20º dia de viagem
Cidade: Copacabana/BO | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 19/8/2011
Diário de Motocicleta

Hoje pela manhã eu e a Elda tínhamos planos de visitar vários museus e igrejas em La Paz, mas confesso que acordamos um pouco bolados pois o Hostel República que ficamos deixou muito a desejar.

Primeiro, depois de subir 5 degraus de pedra com as motos para estacioná-las no pátio do Hostel, nos foi informado que custaria 20 Bolivianos, dinheiro de pinga, mas na boa, poderia informar antes. Depois a internet era um fiasco e para fechar, o café da manhã era a parte.

Saímos para os passeios e o Jeová ficou de encontrar outro hotel para ficarmos mais um dia. O combinado era voltar antes do meio dia para mudar de hotel, então lá fomos nós.

Na Praça de Armas encontra-se o Palácio do Governo onde Evo Morale discursas uma vez por mês... não é aberto a visitação e é repleta de policiais, então se pode andar com a máquina fotográfica sem problemas.

Entramos na Catedral que é fantástica... mas não pode fotografar, quem dera saber disso antes de filmar a Igreja toda (rs)... depois do aviso consegui tirar uma foto apenas e fomos em busca do Museu Tiahuanaco, que foi a capital dos Chavins, criadores do modelo de império que os Incas adotaram.
Pedimos informações para um policial que nos informou o caminho mas esqueceu de dizer que o museu está fechado a mais de um ano.

Demos com a cara na porta mas ao lado encontramos a Igreja de Maria Auxiliadora que foi construída em 1896 e trás em sua arquitetura linhas Incas... ela é única no seu estilo no mundo.
Procuramos o museu da coca, mas não tivemos sorte.

Voltamos para o hotel a tempo de avisar o Jeová que seguiríamos para Copacabana às margens do Lago Titicaca - montamos as motos e vazamos de La Paz.

Particularmente não gostei da cidade... confusa, sem placas nem das ruas e bem feia e poluída visualmente.

Seguimos para Copacabana e no caminho encontramos o Santana chegando.
A viagem foi fantástica... inicialmente fomos viajando ao lado dos Andes Real, a parte dos Andes que são cobertos por neve. Visual indescritível.
Quando pensamos que já tínhamos visto tudo, eis que surge o Lago Titicaca.
Fomos contornando o Lago até Copacabana... uma paisagem espetacular e até o presente momento, um dos visuais mais lindos que já vimos.
O encontro dos Andes com a neve e o lago é uma coisa difícil de descrever... só vedo as fotos mesmo.

Chegamos em Copacabana por volta das 4h30 e nos hospedamos ás margens do Lago a 3.800 m de altitude e tivemos a grata recompensa de tomar uma cerveja assistindo o Pôr do Sol no Titicaca.

A sensação de ver água foi para todos um alívio e uma nova energia... depois de 19 dias de terra, areia e pedra... água é uma benção.
Amanhã iremos até a Ilha do Sol no meio do Lago Titicaca, um passeio de mais de 8h.

Continuem com o Diário de Motocicleta por que essa aventura não chegou nem na metade.

fotos relacionadas
vídeos do roteiro