37º DIA - CITY TOUR EM AREQUIPA

Cidade: Arequipa/PE | Categoria: Passeios
Postado em: 5/9/2011
Diário de Motocicleta

A programação de hoje prometia muitos afazeres.

Tínhamos a opção de fazer um City Tour de ônibus (aqueles de dois andares aberto) que nos levaria a outros pontos de Arequipa, ou bater perna pelo Centro Histórico onde nosso hotel está situado... aliás, estamos a uma quadra da Praça de Armas e dos principais pontos turísticos da cidade.

Optamos em bater perna.

Fomos ao Museu De Los Santuários Andinos, Igreja de San Agustin, Igreja e Convento de San Francisco, Igreja de Santa Catalina, Igreja de la Merced, Igreja da Companhia de Jesus e por fim na Catedral de Arequipa.

Esses passeios nos consumiram o dia inteiro, mas tudo muito perto uns dos outros! Fácil de se localizar e caminhar.
Quando voltarmos para casa falarei de todos eles, agora vou mencionar apenas dois, ok!

Um passeio que vale o “destaque do dia” foi nossa visita à Catedral de Arequipa, que possui um suntuoso frontão branco, com duas enormes torres de sinos e que toma parte do cenário da Praça de Armas, indo de um lado ao outro da quadra, com dois enormes arcos em ambos os lados... realmente impressionante.

Como muitas construções em Arequipa, a Catedral é constituída de rocha Silliar, uma pedra vulcânica, porosa, mas muito resistente de cor branca, daí a denominação de Cidade Branca.
Essas construções resistiram a muitos terremotos. Se não bastasse estar aos pés de três vulcões (Chachani, El Misti e Pichupichu) a região sofre fortes abalos sísmicos, sendo o último em 2001.

Por dentro, a Catedral encanta com seu pé direito enorme e inúmeras estátuas de mármore, altares e um púlpito de madeira impressionante (veja as fotos).

Realmente imperdível! Se vier a Arequipa, vá conferir de perto essa maravilha.

Outro lugar que vale muito a pena conhecer é o Museu Santuário Andinos, na Casa de Cultura de Arequipa... infelizmente não é permitido fotografar e filmar mas é um programa e tanto.

Nosso tour com guia, começa com um filme que narra a expedição ao vulcão Ampato (aproximadamente 6.200 m) feita pelo antropólogo Dr. Johan Reinhard que descobriu congelada por mais de 550 anos, a menina inca Juanita, ofertada ao Apu Ampato com cerca de 12 anos de idade.
Esta oferenda foi feita pelos sacerdotes Incas que caminharam mais de 1.000 km de Cuzco até este vulcão a cerca de 80km de Arequipa para acalmar o deus Apu Ampato.
Na verdade, estas expedições encontraram muitos outros corpos de crianças sacrificadas, porém Juanita de todos era o mais bem preservado.Mas não se trata de uma múmia e sim de um corpo congelado pela exposição ao tempo.
A menina Inca foi preparada durante sua curta vida para ser ofertada aos deuses e isso era motivo de orgulho para si e seus familiares nobres, já que ela fora escolhida para se encontrar pessoalmente com um deus em outro plano... na morte!
Romanticamente acreditava-se que sua morte tenha se dado pela exposição ao frio, mais exames de raios-x e DNA constataram que no momento em que foi desferido o golpe em sua cabeça, a menina encontrava-se entorpecida por coca e chicha (uma espécie de aguardente) e que pouco sentiu.

O túmulo de Juanita foi construído na cratera do Ampato, que por pressão, desmoronou suas paredes, e a menina rolou cratera a dentro, mas junto ao seu corpo foi encontrado inúmeros objetos de cerâmica, vestimentas, prata, ouro e bronze e que podem ser vistos neste museu.

A incrível mostra do museu encerra com o momento mais esperado, o encontro com Juanita, pequenina com seus 1,50 m em posição fetal, dentro de uma câmara de resfriamento a -20C° . É uma cena impressionante!

Uma criança, crente dos ensinamentos, sacrificada para acalmar um vulcão em erupção! Descansa imortalizada no momento de encontro com seu deus.

Os ingressos custam S/.15,00 por pessoa e o guia não está incluso e pode se dar o quanto quiser. Demos mais S/.5,00.
Vale muito a pena o passeio que dura cerca de 1h.

fotos relacionadas
vídeos do roteiro
Parceiros neste projeto