DANDO UM ROLÊ POR GUAÍRA

Cidade: Guaíra/PR | Categoria: Passeios
Postado em: 28/10/2011
Diário de Motocicleta

Outros dois pontos turísticos que visitamos foi a Antiga Locomotiva utilizada pela Companhia Matte Laranjeira, entre 1909 e 1951 para o transporte de erva-mate até Porto Mendes, que fazia a ligação do alto ao baixo Rio Paraná, no trecho interrompido à navegação pelas Sete Quedas. Ela fica bem em frente ao Museu Sete Quedas, na Praça Eurico Gaspar Dutra.

Depois seguimos para o Centro Náutico e Recreativo, uma construção realizada pela Itaipu Binacional, numa área de 300 mil m², com excelente infra-estrutura.

O local é o point da garotada que se reúnem em grupos de amigos ao redor de seus carros, colocam o isopor de cerveja no porta malas aberto e ficam ouvindo som. Não é o que podemos chamar de ponto turístico, mas a visita vale ao menos para ver o Cruzeiro das América que fica cravada em uma área histórica do Centro Náutico Marinas. Trata-se de uma Grande Cruz de Madeira, com 10 m de altura, construída de um Ipê de 500 anos e que homenageia os 500 anos do Descobrimento da América. Sua inauguração aconteceu em 12/out/92, onde foi celebrada uma Missa em Guarany, por um padre Jesuíta.
Sua posição direciona-se para o Norte, caminho que o padre Montoya fazia, quando vinha de "Asunción" para a Ciudad Real.

Não tenho nenhuma foto, pois a essa altura minha máquina fotográfica não tinha mais carga na bateria.

Existem outros roteiros que não fomos por falta de tempo. Confira.

ATELIER DO FREI PACÍFICO
Defensor da ecologia, ex-padre espanhol franciscano, Frei Pacífico é artesão de grande sensibilidade. Mantém em sua residência um verdadeiro "Show Room" de obras de arte, forjadas em madeira que contam a história dos povos indígenas, passando pelos jesuítas até os dias de hoje.
Frei Pacífico busca criar a harmonia do homem com o Meio Ambiente. Já plantou cerca de 5.000 mudas de árvores na Ilha São Francisco.
Localiza-se na Rua Doutor Rogério Luz, 381. Horário de atendimento: diariamente das 9h às 18h.

CINE TEATRO 7 QUEDAS
O antigo depósito da Companhia Matte Laranjeira, construído em 1905, atualmente abriga o Cine Teatro Sete Quedas.
Localiza-se na Rua Luciano Soares, s/nº , Vila Velha.

PONTE AYRTON SENNA (PONTE DE GUAÍRA)
Com aproximadamente 3600 metros de comprimento e 10,80 metros de largura, liga Guaíra no Paraná a Mundo Novo no Mato Grosso do Sul. Construída sobre o rio Paraná, foi inaugurada em 24 de janeiro de 1998.
A Ponte de Guaíra é a maior ponte fluvial do Brasil, interligando o Norte ao Sul do Brasil, apresentando fluxo diário de cerca de 2.200 veículos.


ATRATIVOS NATURAIS


ILHAS, PRAIAS E O RIO PARANÁ
O Rio Paraná é o maior rio do sistema hidrográfico da Bacia do Prata. Estabelece a divisa entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, e a República do Paraguai, desde a embocadura do Rio Paranapanema até Foz do Iguaçu, numa extensão de 400,6 km.
Por Guaíra, atingimos o arquipélago de Ilha Grande, estrutura principal do Parque Nacional que é formado por mais de 200 ilhas, dentre as quais destacamos: Ilha Pacú, Peruzzi, Gaivotas, Tucano, Pavão, Capivara, São Francisco, Saraiva, Volta Redonda, Isabel, Ilha Joel, Major Valença e a própria Ilha Grande com cerca de 120 km de comprimento e tendo em seu trecho mais largo 18 km, além de muitas outras, que juntas formam a sustentação de equilíbrio de um importante Ecossistema.
Em muitas dessas ilhas encontramos infra-estrutura de apoio aos visitantes.

LAGOA DE ITAIPU
Guaíra situa-se na extremidade norte do lago de Itaipu, formado pelo represamento do Rio Paraná para a construção da hidrelétrica de Itaipu.
A cidade delimita a fronteira entre as águas do lago com as do rio Paraná.
O Lago, com uma área de 1350 km², com uma extensão de 160 km e largura média de 7 km, propicia um excelente cenário para a prática da pesca e de esportes náuticos. Possui ainda uma praia artificial, com canchas de areia, playground e área de acampamento.

LAGOA SARAIVA
É uma lagoa natural, a mais importante do arquipélago, localizada na Ilha Grande, com cerca de 20 km de comprimento. Sua profundidade atinge de 10 a 12 metros, suas águas são escuras e limpas. O local onde floresce o Aguapé é um santuário ecológico propício a reprodução de espécies, assumindo importante papel no equilíbrio do meio ambiente.