IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

Cidade: Arequipa/PE | Categoria: Passeios
Postado em: 12/3/2012
Diário de Motocicleta

Um dos vários passeios imperdíveis de Arequipa é a Igreja e Convento de São Francisco, uma construção que remonta a 1710 e apresenta uma linda igreja feita com pedras vulcânicas, a sillar que lhe atribui uma cor esbranquiçada, que se destaca na curiosa mistura com tijolos na formação da sua fachada e nas colunas no interior da igreja.
O acabamento de tijolos sobre a pedra branca realmente faz desta igreja uma coisa única.

O passeio é acompanhado por uma guia que inicia o tour pela área do convento e vai abrindo portas e mais portas que surpreende cada vez mais.
São claustros, pequenos museus de jóias e arte sacra, galerias de arte e uma curiosa biblioteca com mais de 20 mil livros, são encontradas nos enormes corredores co convento, que em seu centro descansa um jardim e um pátio.

Em todo canto há uma história e até mesmo acessos proibidos. Nos dias de hoje são poucos, mas há frades vivendo em claustro no Convento de São Francisco.


Por corredores e escadarias de pedra branca chegamos ao mezanino da Igreja de São Francisco que possui o órgão, ainda danificado em um terremoto na década de 90 e as cadeiras onde o clero se reunia para os cânticos de adoração. No centro encontramos uma peça estranha no formato quase que de um trapézio que servia para apoiar livros enormes com letras gigantes, usados para os frades acompanharem a música.

Quando a visita parece estar no fim, a guia nos conduz até a Igreja para que possamos vê-la com mais detalhes.
Ângulos perfeitos, uma luz fantástica... só bêbado não tira ótimas fotos, daí a melhor referência desta igreja.
Os arcos revestido com tijolos sobre a pedra branca, do lado de fora já chama a atenção, do lado de dentro nota-se o cuidado na construção, o detalhe do bem feito!

O ouro do altar principal e dos demais acendem a igreja, principalmente por volta das 16h quando a luz do Sol entra pelas janelas. Fica ai a dica da melhor hora. Comprove em algumas fotos.

A visita leva em torno de uma hora e quinze e custa S/.5,00 por pessoa – R$3,00. A Igreja e Convento de São Francisco ficam na Calle Melgar com a Calle San Francisco, não tem como errar ou não enxergar. Fecha para almoço ao meio dia e só volta às 15h.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto