BIQUINHA DE ANCHIETA E PRAÇA 22 DE JANEIRO

Cidade: São Vicente/SP | Categoria: Passeios
Postado em: 31/5/2012
Diário de Motocicleta

 Existente desde 1553, a Biquinha de Anchieta foi uma das principais fontes de água da população de São Vicente durante séculos, com seus belos azulejos azuis trabalhados à mão, relíquias históricas que se tornaram a marca registrada do lugar.

Inicialmente chamada de Fonte do Povoado, a Biquinha se destacou por suas características físicas (geográficas e naturalísticas), por sua beleza ambiente e superioridade de suas águas, que desaguavam no riozinho fronteiro, a 100 metros da praia (atual Praça 22 de Janeiro).

A frequência à fonte da Biquinha pelo Padre Anchieta começaria a partir de 1555, após um ano de fundação de São Paulo de Piratininga, quando se hospedou no Colégio de São Vicente em 1561 e teve os primeiros contatos com o povo de São Vicente e da vila de Santos.

Anchieta dá preferência, em suas práticas e meditações, ao ambiente paradisíaco criado pela natureza em torno da Fonte, onde próximo dali, os jesuítas fundaram o Colégio dos Meninos de Jesus de São Vicente. Pouco mais tarde, montaram também as suas peças teatrais, os seus conhecidos e famosos autos assistidos pelo povo e pelas autoridades locais, hoje considerados como origem e nascimento do Teatro no Brasil.

Foi nesse mesmo lugar, e nas atividades litorâneas do Apóstolo do Brasil, que se desenvolveu e fundamentou a sua fama de santidade. E é desses anos e de sua constante presença que surge a denominação popular de Biquinha de Anchieta, ainda hoje corrente entre o povo, com fortes razões como se vê.

Além da bica, atualmente, o local conta com uma estátua em tamanho natural do padre, feita em fibra de vidro, e boxes onde são vendidos os mais tradicionais doces da Cidade.

A Praça 22 de Janeiro fica localizada em frente à Biquinha de Anchieta, e conta com um parque de 8.170 m² de áreas verdes, monumentos e equipamentos de lazer.
O local tem playground, gruta com cascata, jardim gramado, sanitários e lanchonete, além do Cine 3D - Túnel do Tempo, primeiro anfiteatro tridimensional da América Latina, com 75 lugares e entrada franca.

As laterais desse auditório mostram uma sequência de fotos, semelhante a fotogramas, com cenas da Encenação da Chegada de Martim Afonso de Sousa à São Vicente, valorizando o aspecto histórico da Cidade.

fotos relacionadas