O TREM DO FIM DO MUNDO

Cidade: Ushuaia/AR | Categoria: Passeios
Postado em: 21/12/2012
Diário de Motocicleta

Ir ao Ushuaia e não passear no Trem do Fim do Mundo é o mesmo que ir ao Rio de Janeiro e não ir ao Corcovado ou ao Pão de Açúcar.
A Estação de Trem do Fim do Mundo fica a uns 8 km do centro de Ushuaia e leva o turista a percorrer cerca de 7 km dos trilhos do antigo trem que começou a ser construído no começo do século XX.

A linha basicamente tinha por objetivo transportar a madeira retirada dos bosques até o Presídio que também estava sendo construído nesta época.
Inicialmente a linha de trem era de madeira e somente por volta de 1910 é que foi substituída por trilhos de ferro e a Locomotiva à vapor... antes era puxada por cavalos ou bois.

O passeio é interessante, mas num dia de Sol ou com os campos cobertos de neve, deve ser muito mais bonito.
O percurso leva cerca de 1h30, ida e volta, sendo que na ida há uma parada de 15 minutos na Cachoeira Macarena, e depois segue até o fim da linha. O legal é que ao longo do trajeto, uma gravação vai contando a história e curiosidades da ferrovia.

A velocidade é "devagar quase parando", então não espere grandes emoções, a não ser pela paisagem que vai se abrindo em campos e altas montanhas em meio a curvas e zig-zags.

Existem diferentes classes para esta viagem, e vale a pena ficar esperto.
Eu viajei na Classe Turística em um vagão onde cada porta é como uma cabine que cabem 6 pessoas – 3 em cada banco – apertadas e magras. O custo foi de $ 175,00 Pesos (cerca de R$ 69,00 na conversão para nossa moeda).

Há também a 1º Classe onde os preços pulam para $ 400,00 Pesos (preço de uma estadia em um Hotel 3 estrelas), e oferece um vagão com mesa para dois lugares, e de brinde você ganha uma cerveja artesanal de 180 ml e uma lembrança do trem.

Se você for idiota, quero dizer, TOP, tem a Classe Premium que cobra $ 700,00 Pesos e lhe dá uma tábua de frios, champagne e uma cerveja, ambas de 187 ml.

Somando a taxa de $ 60,00 Pesos da entrada no Parque Nacional, ainda que você permaneça no trem no final da linha e volte para estação, a Classe Turística é o modo mais inteligente de se fazer este passeio, que é tradicional, mas apenas isso.

A Estação Do Fim do Mundo fica na Ruta 3, 3065 km. No Verão são confirmados os passeios às 9h da manhã e às 15h, ao meio dia necessita confirmação. Um taxi até a estação sai em média uns $ 60,00 Pesos.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto